Saint
Katharine
Drexel
Catholic
Parish
SCC - Pequenas Comunidades Cristãs (Células)
2501 South Post Rd - Weston, FL
Célula Evangelizadora
Sagrado Coração
de Maria
Todos os detalhes e informações sobre este lindo ritual
Todos nós, que recebemos o Sacramento do Batismo e seguimos a religião Católica Apostólica Romana, estamos acostumados a participar da Santa Missa desde pequenos, e terminamos por decorar as orações, respostas, movimentos, e tudo o que este ritual inclui. O grande problema é que são poucos que realmente entendem os significados por trás de cada parte da celebração, de onde vêm as respostas e orações e, realmente, a profunda beleza deste encontro, diário ou semanal, em que relembramos e celebramos o sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, selando com sua morte e ressurreição a nova Aliança de Deus Pai com seu povo.
Esta página tem dois objetivos: o primeiro é o de explicar em detalhes a Santa Missa. Te convidamos a ler todo o seu conteúdo pois será não somente instrutivo como temos certeza de que você se surpreenderá com a quantidade de pontos que você desconhecia e de ações (gestuais e orais) que a grande maioria executa de forma errada durante a celebração.
O segundo objetivo, entretanto, é muito mais importante: queremos levantar o véu que cobre os significados mais profundos da Santa Missa Católica e, se tivermos sucesso, eliminar aquela sensação que muitos têm de ser algo enfadonho, monótono, repetitivo ... e, por fim, tocar seu coração e retocar esse quadro que vêm, há tempos, perdendo a cor e o brilho por falta de informação.
Antes de iniciarmos essa viagem, queremos deixar claro que toda informação aqui incluída é o resultado não só do prévio conhecimento de nossa Célula - muito trabalho de pesquisa junto a documentos oficiais emitidos pela Igreja em seu website oficial, no Catecismo da Igreja Católica, no Código de Direito Canônico e, principalmente, no Missal Romano. Outras fontes e textos de autoridades da própria Igreja também foram consultados. Mas que fique também claro que não submetemos o conteúdo à nenhuma instância da Igreja Católica para que fosse revisado e aprovado. Tudo o que está aqui descrito é resultado de pesquisa pessoal de leigos. Iremos, portanto, seguir sempre revisando e corrigindo quaisquer erros ou enganos encontrados. Dito isso, sigamos ...
O que significa "Missa" ?
A palavra “missa” tem suas origens no século VI para descrever a celebração principal da Igreja Católica. O termo original em latim “Ite, missa est”, dito ao final pelo celebrante significa "Ide, foram enviados!" ou "Ide, o envío está feito!". Hoje em dia, as palavras mudaram mas o sentido básico se mantém quando escutamos "Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe!"
Não é à toa que nossa religião se chama Católica (Universal), Apostólica (nossa missão evangelizadora vinda dos Apóstolos) e Romana (onde se encontra a Santa Sé, ou sede).
É justamente esta parte evangelizadora e apostólica que nos é, não somente sugerida, mas também cobrada pois acabamos de relembrar o sacrifício de Jesus pela salvação de todos, e nosso papel, após recebermos Seu Corpo e Seu Sangue, e de ter novamente nos aproximado d'Ele, é o de espalhar sua boa nova ao mundo inteiro, através de nossas ações e da reafirmação de nossa fé, sem medo nem vergonha.
Mas, de onde vem este termo em latim? A opinião mais comum e aceita como origem deste envío são os últimos versículos do Evangelho de Mateus (Mt 28: 17-20), quando Jesus se reencontra com os Apóstolos na montanha da Galiléia de onde subiría aos céus:
"17. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: 'Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19.
Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo'."
Antes de começarmos a analisar e explicar cada parte da Missa, vejamos como o ritual é dividido e subdividido. Esta parte servirá como uma rápida referência de tudo o que acontece sem entretanto entrarmos em detalhes sobre cada uma dessas partes.
-
Comentário Inicial
-
Canto de Entrada e o beijo no Altar
-
Saudação
-
Rito Penitencial
-
Confissão pública dos pecados
-
Ato Penitencial
-
Hino de Louvor
-
Oração da Coleta (*)
(*) Nenhuma relação com o Ofertório! Clique AQUI para pular para a explicação deste ponto específico.
Rito / Liturgia da Palavra
- Primeira Leitura
- Salmo Responsorial
- Segunda Leitura
- Canto de Aclamação ao Evangelho
- Evangelho
- Homilia
-
Profissão de Fé
-
Oração da Comunidade
Rito Sacramental / Liturgia Eucarística
-
Apresentação das Oferendas
-
Preparação do Altar
-
Coleta do ofertório
-
Procissão das oferendas
-
Apresentação das oferendas a Deus
-
O lavar de mãos
-
o "Orai, irmãos ...
-
Oração sobre as oferendas
-
Oração Eucarística
-
Prefácio
-
O Santo
-
A invocação do Espírito Santo
-
A consagração
-
Preces e intercessões
-
Doxologia Final
-
O "Por Cristo, com Cristo e em Cristo,..."
-
Rito da Comunhão
-
O Pai-Nosso
-
Oração pela Paz
-
O cumprimento da Paz
-
O Cordeiro de Deus
-
A Comunhão
-
Oração após a Comunhão
-
Anúncios & Convite
-
Bênção Final
-
Canto Final