A HISTÓRIA DO SANTO ROSÁRIO E DO TERÇO E COMO REZÁ-LO
A HISTÓRIA DO SANTO ROSÁRIO E DO TERÇO E COMO REZÁ-LO
A história do Santo Rosário se confunde com o desenvolvimento da fé cristã e católica desde remotos tempos. Para entender sua importância, é necessário antes conhecer a história das orações marianas (que inclui a Ave Maria), o significado de "Saltério", a história de São Domingos de Gusmão, do Beato Alano de Rupe, mesmo curiosidades sobre o acesso do Alto e Baixo cleros às Sagradas Escrituras, etc.
Sub tuum praesidium ....
"Sub tuum praesidium confugimus, Sancta Dei Genetrix. Nostras deprecationes ne despiciasin necessitatibus nostris, sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta."
"À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém"
A Ave Maria ...
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus."
Lc 1: 26-35
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!'"
Lc 1: 39-45
O Saltério ...
As aparições de Fátima ...
"Terminada esta visão, disse Nossa Senhora:
- Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco sim, podeis dizê-lo. Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: "Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem da Vossa Misericórdia."
- Vossemecê não me quer mais nada?
- Não. Hoje não te quero mais nada.
E como de costume, começou a elevar-Se em direção ao nascente, até desaparecer na imensa distância do firmamento. Ouviu-se então um trovão, indicando que a aparição cessara."
Terço ou Rosário ...
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
Divino Jesus, eu vos ofereço este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção.
Ofereço-Vos também:
- em reparação aos Corações de Jesus e Maria,
- nas intenções do Imaculado Coração de Maria,
- nas intenções do Santo Padre,
- pelo Santo Padre e por toda a Igreja,
- pela santificação do clero e das famílias,
- pelas almas no purgatório,
- pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas,
- pela Paz no mundo,
- {incluir aqui suas intenções e pedidos pessoais}.
Amém.
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna, Amém!
Pai nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém!
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus! Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém!
Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Ó, Meu Jesus, perdoai-nos; livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Ó Maria, concebida sem pecado!
Rogai por nós que recorremos a Vós!
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo. Para melhor expressarmos o nosso agradecimento, Vos saudamos com uma Salve, Rainha.
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, Vida, Doçura e Esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa; esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, E, depois desse desterro, nos mostrai a Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce sempre Virgem Maria, rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!”