t2
  • Home
  • Reuniões
  • Aprendizado
  • St Katharine Drexel
  • Mensagens de Jesus
  • Membros
  • Contato

CONHECENDO E COMPREENDENDO A PALAVRA DE DEUS

ESTUDO BÍBLICO

Somos 2.38 bilhões de Cristãos no mundo todo - destes, 1.2 são Católicos ... Estatísticas de censo e mesmo da Igreja Católica apontam que praticamente 100% dos Católicos possuem uma (ou mais) Bíblias em casa mas que, infelizmente, o número daqueles que podem afirmar terem lido a Bíblia de forma completa mal passa de 1%!

Talvez seja mais fácil que o número de leitores da Bíblia inteira cresça mais facilmente do que aqueles que a entendem. E é compreensível que assim seja, já que cada um dos 73 livros que compôem a Palavra inspirada de Deus aos homens possui características bastante únicas, mesmo mesclando fatos históricos com histórias escritas e recontadas de geração a geração com o objetivo catequético. Sem um estudo bíblico sério, acompanhado por sacerdotes que tenham estudado Teologia e que sigam continuamente se aprofundando nos mistérios das mensagens de Deus, a tarefa de entender tais mensagems se torna bem difícil.

Há, entretanto, uma boa notícia, principalmente para aqueles que não encontram tempo para participar de um estudo bíblico oferecido por uma Paróquia da Igreja Católica! Recentemente o Padre Juarez de Castro resolveu recentemente (2021) gravar vídeos diários fazendo justamente isso - a cada dia, um capítulo da Bíblia é lido e comentado. Começando com o Gênesis, Êxodo, ... e irá até o último capítulo do Apocalipse de São João.

Nesta página você encontrará links para cada um dos 73 livros da Bíblia, divididos entre Antigo e Novo Testamento. Os links que estiverem com a cor amarela mostram já existir conteúdo (mesmo que ainda faltem capítulos daquele livro. Os links brancos ainda estão inativos por não haver vídeos.

Rezemos para que Deus mantenha o Padre Juarez com saúde e tempo para completar este lindo projeto que certamente abrirá as portas de todos os Católicos que o acompanham a entender as mensagens de Deus e a maior história de sua ação junto a um povo escolhido.

Padre Juarez de Castro

O Pe. Juarez de Castro pertence ao Clero da Arquidiocese de São Paulo. É pároco na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora que fica na Alameda Lorena 665A, Jardim Paulista, em São Paulo.

Nascido em 22 de abril de 1966, na cidade de Lavras, MG, foi ordenado em 12 de setembro de 1995 e, desde então, escreveu livros, lançou discos e participa ativamente de projetos de evangelização em rádios brasileiras.

Estudioso, conhece muito o lado histórico dos acontecimentos bíblicos o que facilita em muito a explicação dos fatos descritos nos livros da Bíblia Católica.

padrejuarez

Com um linguajar muito simples e um sotaque notadamente mineiro, faz com que pareça que estamos batendo um papo sobre qualquer assunto na cozinha de casa.

Possui um canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/PadreJuarezdeCastroperfil) onde publica seus vídeo, não somente do estudo bíblico que reunimos aqui, mas também de celebrações e outros temas.

Deixamos aqui nosso agradecimento por este lindo e tão importante projeto ao Pe. Juarez de Castro e pedimos que nos perdoe por tomarmos esta iniciativa de replicar seus vídeos (links) em nossa página.

Antigo Testamento Novo Testamento

Introdução e Índice

Antes de iniciar os vídeos de cada capítulo, sugerimos que veja este que se encontra abaixo no qual o Padre Juarez fala sobre este curso.

Para que tenham uma idéia do tamanho deste projeto, há 1334 capítulos contando-se todos os livros da Bíblia Católica (Versão Ave-Maria). Se houver, portanto, um vídeo por capítulo, e um capítulo analisado por dia, estamos falando de pouco mais de 3 anos e meio para cumprir este objetivo.

Gênesis (Gn)

Êxodo (Ex)

Levítico (Lv)

Números (Nm)

Deuteronômio (Dt)

Josué (Js)

Juízes (Jz)

Rute (Rt)

1º Samuel (1Sm)

2º Samuel (2Sm)

1º Reis (1Rs)

2º Reis (2Rs)

1º Crônicas (1Cr)

2º Crônicas (2Cr)

Uma curiosidade: ao final de cada video, o Pe. Juarez cita um texto em latim que diz:

"Ecce Crucem Domini! Fugite Partes Adversœ, Vicit Leo de Tribu Juda. Radix David Alleluia


A tradição popular conta que Sto Antônio de Pádua rezou esta prece para uma pobre mulher que buscava ajuda contra as tentações do demônio. O Papa Sixto V, um franciscano, gravou em parte esta oração, que também é conhecida como "Lema de Santo Antônio", na base do obelisco que ele ergueu na Praça de São Pedro em Roma.

Em português: "Eis a Cruz do Senhor! Desapareçam todos os poderes do mal! O Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, conquistou! Aleluia!"