ST. KATHARINE DREXEL CATHOLIC CHURCH

Retiro de Emaús

© SKD Emmaus Retreat Ministry - 2020 / 2023

Você conhece a história da criação do Retiro de Emaús?

Emmaus

  • Home
  • The Retreat
  • Registration
  • St Katharine Drexel
  • Small Christian Communities
  • Contact Us

Na Igreja Católica, o Retiro de Emaús começou para as mulheres em 1978, com a aprovação da Arquidiocese de Miami com base em um movimento mais antigo criado na Espanha em 1940.

Cursilhos:

O Cursilho se concentra em mostrar aos leigos cristãos, durante um fim de semana de três dias, como se tornarem líderes eficazes. O fim de semana inclui quinze palestras, chamadas rollos, proferidas por padres e leigos. A grande ênfase do fim de semana é pedir aos participantes que levem para o mundo o que aprenderam, no que é conhecido como o "quarto dia". O método enfatiza o desenvolvimento espiritual pessoal, acelerado por reuniões de grupo semanais após o fim de semana inicial.

Na Espanha, um leigo chamado Eduardo Bonnín e um grupo de colaboradores próximos começaram a celebrá-los em diferentes lugares de Maiorca cerca de um por ano. Quando endossado pelo bispo em 1949, ganhou força e começou a se espalhar pela Espanha e pelo resto do mundo, a ponto de se tornar um ativo movimento de renovação da Igreja. Em 1957, o movimento se espalhou para a América do Norte, quando o primeiro Cursilho americano foi realizado em Waco, Texas. Em 1959, o Cursilho se espalhou por todo o Texas e para Phoenix, Arizona. Em agosto daquele ano, foi realizada a primeira convenção nacional de diretores espirituais e a revista Ultreya começou a ser publicada. Em 1960, o crescimento do Cursilho acelerou no sudoeste americano, e os fins de semana foram realizados pela primeira vez no leste, na cidade de Nova York e Lorain, Ohio.

Até 1961, todos os fins de semana eram realizados em espanhol. Naquele ano, o primeiro fim de semana em inglês foi realizado em San Angelo, Texas. Também em 1961, os primeiros fins de semana foram realizados em San Francisco, Califórnia; Gary, Indiana; Lansing, Michigan; Guaynabo, Porto Rico; e Gallup, Novo México. Em 1962, o Movimento Cursilho veio para o leste dos Estados Unidos. Os fins de semana foram realizados em Cincinnati, Brooklyn, Saginaw, Miami, Chicago, Detroit, Newark, Baltimore, Grand Rapids, Kansas City e Boston. No Ocidente, os primeiros fins de semana foram realizados em Monterey, Sacramento, Los Angeles, Pueblo e Yakima. O movimento se espalhou rapidamente com os primeiros centros levando o Cursilho para as dioceses próximas. Em 1981, quase todas as 160 dioceses dos Estados Unidos haviam introduzido o Movimento Cursilho.

Retiro de Emaús:

 

Foi desenvolvido e conduzido por uma equipe de leigas da Igreja de St. Louis em Kendall (Miami). O padre David G. Russell, que era pastor na época, viu a necessidade e imaginou um retiro paroquial que permitisse que mulheres leigas ministrassem a mulheres leigas. Ele se aproximou da secretaria do movimento Cursillo e perguntou se eles permitiriam que um Cursillo baseado na paróquia fosse realizado em St. Louis. Este pedido foi negado. Como não havia outro retiro desse tipo disponível naquela época, o padre Russell pediu à diretora de educação religiosa, Myrna Gallagher, que formasse uma equipe e desenvolvesse um. Depois de intensa oração e muita reflexão, ficou estabelecido que o tema do retiro seria baseado na passagem bíblica encontrada no Evangelho de Lucas 24:13-35, a Leitura de Emaús.

No início de 1985, Pe. Fetscher de St. Louis pediu a Jim Loretta da Igreja Católica de St. o que Myrna Gallagher tinha feito. Em 14 de fevereiro de 1986, o primeiro Emaús Masculino foi realizado na Casa de Retiro Dominicana, liderada por Jim Loretta. Eventualmente, um dos candidatos de um fim de semana anterior ligou para dizer que gostaria de ter o mesmo retiro na Igreja Católica de St. Brendan. Larry Barfield, de St. Posteriormente, Jim Loretta, em 14 de fevereiro de 1988, organizou o primeiro evento Emaús na Igreja Católica de St. John Neumann, e o programa se expandiu a partir de então. Desde o primeiro Emaús masculino em 1986, os retiros de Emaús para homens se espalharam por todos os Estados Unidos, todos os países da América Central e do Sul, Trinidad, República Dominicana e até Xangai, China. Um retiro foi realizado no subsolo em Cuba em 2012. A partir de 2020, houve vários retiros Emaús para homens e mulheres em Cuba. Em 2014, alguns Irmãos de Emaús da Igreja Católica de St. Katharine Drexel (Weston, FL) foram para a Espanha para ensinar e coordenar o primeiro Retiro de Emaús onde nasceu o movimento original do Cursilho.

Os Retiros de Emaús são diferentes do Cursilho Católico. O Cursilho visa formar “líderes católicos” a partir daqueles católicos que já caminham com o Senhor. Emmaus alcança todos os cristãos que são membros da igreja. Os participantes são encorajados a encontrar maneiras de viver seu chamado individual ao discipulado em sua casa, igreja e comunidade. Hoje, os retiros de Emaús são realizados em todo o mundo.