ST. KATHARINE DREXEL CATHOLIC CHURCH

Nesta página você encontrará as dúvidas mais frequentes sobre o Retiro de Emaús. Mesmo assim, se ainda tiver alguma pergunta não respondida aqui, basta nos enviar uma mensagem através da opção Contato no menu acima e será um prazer responder.

Retiro de Emaús

© SKD Emmaus Retreat Ministry - 2020 / 2023

De que se trata este Retiro de Emaús?

Emmaus

  • Home
  • The Retreat
  • Registration
  • St Katharine Drexel
  • Small Christian Communities
  • Contact Us

Quem pode participar deste Retiro? Somente Católicos Apostólicos Romanos?

O Retiro de Emaús é baseado e segue os ensinamentos da Igreja Católica Romana. Cada participante será informado sobre isso antes que seu registro seja aceito. Esperamos que cada retirante venha com o coração aberto para viver plenamente esta experiência com a vontade de se aproximar de nosso salvador, Jesus Cristo.

Se você tem 25 anos de idade (ou mais) e quer ver sua vida transformada caminhando ao lado de Jesus Cristo neste Caminho de Emaús, nós estaremos aí caminhando também com você.

(*) Se você ainda não tem 25 anos, mas sente a necessidade de viver esta experiência e entende que está pronto para isso, envie-nos uma mensagem através da opção CONTATO NOS informando, e faremos o nosso melhor para você se registrar.

Então, pronto para se inscrever? Basta acessar o menu acima e selecionar qual é o seu retiro (feminino ou masculino) e registrar-se!

Há um custo para participar? Quanto tenho que pagar e o que este valor cobre?

Quando e onde acontece o Retiro? E quanto tempo dura?

Como funciona o processo de registro para o Retiro?

E se eu tiver necessidades especiais (comida, medicação, etc.)?

Eu conversei com outras pessoas que fizeram este Retiro, mas ninguém me dá detalhes do que acontece durante o fim de semana. Por que tanto segredo?

Por definição, Retirar-se significa parar o curso atual, recuar um pouco e depois nos dar a oportunidade, fora do momento atual (ruídos e distrações), de repensar nossas estratégias para o futuro. Isso não é verdade apenas para os militares, mas também para as empresas e para cada um de nós em nossas vidas pessoais.

A Igreja Católica tem muitos desses retiros, alguns para casais, para crianças e adolescentes, até para padres. O Retiro de Emaús é um deles, especialmente concebido para nos dar a oportunidade de nos encontrarmos e de restabelecermos um relacionamento mais próximo com Deus por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. O Retiro é dirigido por Leigos que já viveram a mesma experiência que você viverá.  Se você quiser saber mais sobre a história por trás da criação e implementação do Retiro de Emaús, basta clicar AQUI.

Cobramos o valor mínimo possível como taxa de inscrição, apenas o suficiente para cobrir as despesas do Retiro, que são:

- Aluguel de Casa de Retiro para o final de semana;

- Transporte;- Todas as refeições e lanches/bebidas para os intervalos;

- Camisas Polo Emaús para cada Retiro;

- Todos os materiais (escritório, limpeza, etc.)

Com a atual Casa de Retiros que estamos utilizando (ótimas instalações) a Taxa de Inscrição é de US$ 200,00 (duzentos dólares americanos). Esta taxa pode mudar (mais baixa ou mais alta), mas você a verá no Formulário de Registro.

(*) Agora, se você precisa viver a experiência do Retiro, mas atualmente está com uma situação financeira complicada, há um espaço na Ficha de Inscrição para mencioná-lo. Não se sinta envergonhado - lembre-se de marcar essa opção no formulário e faremos o possível para atender às suas necessidades. Pedimos apenas que você não use essa opção se não estiver realmente passando por dificuldades financeiras, pois isso pode consumir recursos que poderíamos usar para outros homens que realmente vivem nessa situação.

As datas dos próximos Retiros podem ser consultadas na nossa Home Page.

O Retiro começa por volta das 17h00 de uma sexta-feira e termina à mesma hora no domingo (portanto, 48 horas de duração). Todos os Retirantes receberão instruções claras durante a semana que antecede o Retiro sobre onde se reunir antes de começar e a que horas, o que levar (e o que não levar), etc.

Nossa Paróquia trabalha com diferentes Casas de Retiros - todas com ótima infraestrutura para acomodar todas as nossas necessidades para preparar e realizar um grande Retiro. Não há necessidade de saber a localização exata da Casa de Retiro, pois nossa equipe será responsável por levar todos os retirantes para a Casa e depois de volta para a Igreja Católica St Katharine Drexel em Weston, FL.

Posso trazer meu telefone celular, tablet, ou mesmo meu laptop para a casa de retiros? Somente caso precise usá-los em uma eventual emergência?

Na verdade é bem simples:

- Encontre e clique na opção de Registro no Menu da Página - selecione o Retiro que procura;

- Na Página de Registro, você pode fazer seu cadastro através de um formulário seguro on-line, ou manualmente clicando na imagem do formulário, imprimindo-o, preenchendo-o, digitalizando-o e enviando-o para o endereço de e-mail mencionado no página.

Todas as suas informações estarão seguras e nunca serão compartilhadas com ninguém fora da equipe de registro, e as informações de pagamento são criptografadas quando enviadas.

Infelizmente não, pois entraria em conflito com a própria definição de um Retiro. Você estará lá, com Deus e conosco, no final de semana, e sabemos que a melhor forma de nós, homens modernos, nos focar no que realmente importa é estarmos totalmente desconectados. Mas não se preocupe - nossos líderes de equipe terão seus próprios telefones celulares que poderão ser usados em caso de emergência - esses números de telefone serão fornecidos aos seus familiares para esses casos. Pedimos que você CONFIE nos cuidados de Deus - nem mesmo relógios de pulso são permitidos, pois saber as horas não é realmente necessário para você. Apenas relaxe e aproveite a caminhada.

Recomendamos que você nem mesmo traga esses itens - se o fizer, eles serão recolhidos de você e devolvidos no final do Retiro.

O que acontece depois do Retiro?

Não se preocupe - faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para satisfazer quaisquer necessidades especiais que possa ter, desde que estejam relacionadas com a sua saúde e/ou condição física. O Formulário de Registro perguntará se você tem alguma restrição alimentar ou algum problema de saúde ao qual precisemos estar atentos, e mesmo se houver medicamentos que você deva tomar em horários específicos para que possamos lembrá-lo sobre eles.

No entanto, você não poderá escolher o que deseja comer em um menu - grande parte do exercício da humildade é aceitar o que é oferecido com amor a você e agradecer por isso - o que podemos garantir é que você não vai passar fome em nenhum momento!

Se você tiver qualquer outra condição de saúde ou física que deva ser informada, basta mencioná-la no formulário de inscrição - não a divulgaremos a ninguém que não precise saber!

Bem, essa pode ser a pergunta de um milhão de dólares, e só você pode respondê-la! Nosso trabalho é reapresentá-lo a Deus, nosso Pai amoroso, e a Jesus Cristo, nosso Salvador. Mostraremos a você uma maneira de ter intimidade com Deus novamente. Depois disso, como você conduzirá sua vida e se você vai se aproximar da igreja oferecendo seus talentos e seu tempo para ajudar a outros, será uma decisão sua. O segundo presente mais importante que Deus deu a todos nós, depois da própria vida, é o nosso livre-arbítrio. Com o que você pode contar é que terá uma nova família Emaús para ajudá-lo a decidir quais seriam seus próximos passos para se aproximar ainda mais de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Antes de tudo, em vez de ficar bravo com essas pessoas, agradeça por não terem dado detalhes sobre o retiro! Como você se sentiria se um amigo viesse até você e compartilhasse o final de um grande filme novo? Ou o placar final de um grande jogo que você ainda não conseguiu assistir? Ou, mesmo, quem venceu uma ótima corrida de carros?

ALERTA DE SPOIL!!!! (só que não)

São tantas coisas boas  durante o Retiro de Emaús, experiências realmente fantásticas que só podem acontecer se você for pego de surpresa, sem preparação prévia e, com certeza, sem ensaio - é quando Deus vai falar direto ao seu coração. Você verá - confie em nós e confie em Deus!

Então, quando o seu Retiro terminar, você não apenas entenderá completamente a necessidade de não divulgar detalhes sobre o Retiro, mas também se verá fazendo o mesmo! Portanto, não é ser "secreto", apenas garantir que os outros aproveitem as mesmas "surpresas" que você!